Ouça agora

ALVORADA MUSICAL

com PAULO MARQUES - Jornalista Reg. Prof. MTE-16408

Geral

Movimento separatista realiza novo plebiscito sobre separação do Sul

Movimento separatista realiza novo plebiscito sobre separação do Sul
  • 04/10/2017 - 12:36
O movimento "O Sul é Meu País" promove no sábado (7) mais um plebiscito informal para consultar moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná sobre a possibilidade de se separar do resto do Brasil.
Conforme um dos organizadores da consulta popular em Três de Maio, Teo Krewer, para a votação, chamada de Plebisul, serão instaladas urnas na Praça Henrique Becker Filho e no Supermercado Bendetti. Na cidade de Independência, será colocada a disposição dos interessados em votar uma urna em frente à Loja Jost. Os participantes responderão sim ou não à pergunta: "Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?".
Krewer reconhece que o plebiscito não tem validade legal por não ter sido aprovado pelo Congresso, mas explica que o objetivo é pesquisar a opinião dos cidadãos. Segundo ele, o sentimento separatista surge de uma soma de diversos fatores, principalmente políticos e econômicos: “Não somos melhores do que ninguém, mas os três estados do Sul são diferentes. Temos uma identidade cultural que não é valorizada pelos grandes meios de comunicação do país. Além disso, nosso dinheiro vai para Brasília e não retorna mais”, explica o empresário.
Ainda conforme os organizadores, a condição mínima para votar é que seja maior de 16 anos e eleitor de um dos três estados. A expectativa é colher os votos de 2 a 3 milhões de pessoas.
A consulta ocorre das 8h às 20h.
Durante o plebiscito, os eleitores que quiserem também poderão assinar um projeto de lei de iniciativa popular para ser apresentado ao Congresso, propondo a realização de um processo oficial em 2018 sobre o assunto. Para isso, será exigido o título eleitoral.
Essa não é a primeira vez que o movimento "O Sul é Meu País" realiza um plebiscito informal. Em outubro de 2016, outra consulta foi realizada. Á época, participaram 616 mil pessoas e 95,74% disseram ser favoráveis à separação dos três estados do restante do país. 
 
Fonte: Reda