Nesta semana, a Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu o Curso de Processamento de Hortaliças. A atividade foi desenvolvida na cozinha comunitária da Casa da Cidadania e contou com a participação de 14 alunas.
As aulas foram realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), através do Sindicato Rural e ministradas pela instrutora Isabel Cenedese, que ensinou técnicas de conserva, trabalhos com cenoura, brócolis, repolho pimentão, rabanete e temperos.
No último dia do curso, ocorreu uma integração com exposição das conservas processadas, desenvolvidas pelas alunas.
O encontro contou com a presença da prefeita em exercício, Eliane Fischer, da secretária de Desenvolvimento Social, Marta Pandolfo, da assistente social, Carla Sonza e da coordenadora do CRAS, Zelinda Zavaski.
Na oportunidade, Carla ressaltou que os cursos oferecidos pela Secretaria são importantes oportunidades de aprendizado para as participantes, pois os mesmos proporcionam aumento da renda e da qualidade de vida às mulheres.
Para a Secretária Marta Pandolfo, a oficina é ofertada com o intuito de oportunizar a qualificação profissional, além de serem realizados, em parceria com o SENAR, objetivando a capacitação para uma possível inserção no mercado de trabalho, ou até mesmo para aprender ou aprimorar técnicas para a realização pessoal.
A prefeita em exercício, Eliane, destacou que o poder público está realizando diversos cursos pra beneficiar a população com capacitações nas mais diversas áreas, permitindo assim a possibilidade de venda dos produtos, aumentando a renda e permitindo uma inserção no mercado de trabalho, independentemente da idade e classe social.
Todo o material foi disponibilizado pela Secretaria, e as participantes puderam levar os produtos preparados para suas casas.
Postado por Paulo Marques