O Hospital Vida & Saúde foi o vencedor do Prêmio de Gestão Hospitalar Luiz Carlos Rocha Falchi. A premiação é realizada pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, em homenagem ao primeiro presidente da entidade.
Este ano, na primeira fase do prêmio, 36 hospitais do estado participaram apresentando projetos. Destes, seis foram selecionados para a final, realizada no dia 25 de agosto, na Federação dos Hospitais. Com o tema “Profissionalização da Gestão para sustentabilidade do Hospital Vida & Saúde”, foi apresentado o case desenvolvido pelo Conselho de Administração que assumiu de forma voluntária a Instituição em 2006. Com a expertise de cada empresário foram sendo renegociadas as dívidas e reorganizados os serviços. Com o passar do tempo, um sistema de gestão passou a ser implementado. Com ele foi possível padronizar os serviços, qualificar e oferecer maior segurança para pacientes e funcionários. Em 7 anos, 92 processos foram implementados.
A Diretora Geral, Vanderli de Barros que apresentou o projeto na final, destacou os excelentes resultados de todo esse trabalho, “A dedicação dos conselheiros, médicos e de cada um dos funcionários foi fundamental. Todos passaram a se envolver com os processos e entenderam a importância de atuar de forma padronizada”. Em 2010, o índice de controle de infecção era de 4,05%, hoje, o Vida & Saúde tem um índice de 1,45%. Outro resultado positivo foi a última pesquisa de satisfação, dos pacientes, que chegou a 94% de satisfação, e na dos funcionários, que alcançou 89%.
A sustentabilidade econômica da Instituição também foi foi apresentanda aos jurados que ficaram impressionados com os resultados, “Parabéns, a gente fica muito feliz por ver uma iniciativa como essa, a gente vê no Brasil que os hospitais que trabalham com conselho fazem a diferença”, destacou José Luis Spigolon, da Confederação das Santas Casas. O presidente do Vida & Saúde, Elton Walker, destacou a satisfação de todos com o reconhecimento, “Ficamos muito felizes, são mais de 10 anos de dedicação de todos envolvidos. Hoje podermos ser referência estadual de gestão nos deixa com muito orgulho”. O Prêmio será entregue, no dia 12 de setembro, durante o Encontro de Gestão dos Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul.
Postado por Paulo Marques