A revitalização da ERS-342 segue em ritmo acelerado. As obras do Programa Restauro começaram em junho e estão em fase de implantação da capa asfáltica. Do total de 18,5 quilômetros do segmento, cinco já estão com o serviço concluído, entre Ijuí e Catuípe.
“A intenção é recuperar as condições de trafegabilidade da ERS-342 o mais breve possível, tendo em vista que a estrada é um dos principais corredores rodoviários da região”, explicou o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen. O escoamento da safra de grãos até o Porto de Rio Grande será beneficiado com a conclusão dos serviços.
O diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, informou que está sendo executada a segunda etapa da recuperação nos trechos em que os trabalhos de reperfilagem estão concluídos. “O bom andamento da obra comprova a nova postura da autarquia, que está empenhada em dar agilidade e eficiência aos serviços que a comunidade necessita”, explicou.
Ao todo, a ERS-342 receberá um investimento de R$ 7,3 milhões, recurso proveniente do Banco Mundial (Bird). Além dessa rodovia, está incluída no lote 7 do Programa Restauro a ERS-155, entre Santo Augusto e o entroncamento com a BRS-285, em Ijuí. A recuperação das duas estradas soma 85,92 quilômetros e receberá o valor de R$ 31,7 milhões.
O conjunto de obras do Programa Restauro integra o Acordo de Resultados 2017, assinado por todas as secretarias e vinculadas e que consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Os compromissos firmados envolvem o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.