A Receita Estadual está alertando motoristas sobre problemas no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2017 nos bancos Banrisul e Santander entre os dias 20 e 31 de julho. Falhas em sistemas fizeram com que 105 contribuintes gaúchos pagassem menos do que deveriam.
Conforme a Receita Estadual, a diferença de valores gera um saldo negativo que pode impedir a emissão do documento de licenciamento, culminando até mesmo na apreensão do veículo, em caso de blitz.
Segundo a Secretaria da Fazenda, as falhas de sistema ocorreram na base de dados dos bancos Santander e Banrisul. Foram emitidas guias de arrecadação para pagamento antes da inscrição em Dívida Ativa, o que gerou um valor recolhido menor do que o correto.
O governo do Estado informou que o alerta foi feito porque os proprietários dos veículos que estão com saldo a ser quitado não foram localizados a partir dos dados fornecidos pela Receita Estadual.
Para consultar e regularizar pendências, o motorista pode acessar o site da Receita Estadual e do IPVA. A listagem em dívida ativa pode ser verificada no site da Secretaria da Fazenda.