Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

Geral

É hora de ajudar a região a conquistar recursos na Consulta Popular

É hora de ajudar a região a conquistar recursos na Consulta Popular
  • 01/08/2017 - 14:41
A partir de hoje até quinta-feira, os eleitores podem escolher os investimentos prioritários para a região por meio da Consulta Popular. Com título de eleitor em mãos, cada pessoa pode votar em um projeto, visando ao desenvolvimento da Fronteira Noroeste. 
A verba de R$ 1,8 milhão será dividida igualmente entre as três propostas mais votadas. A primeira vai receber R$ 1 milhão e as outras dividem de forma igualitária o valor restante. A votação é pelo site da Consulta Popular: consultapopular.rs.gov.br. É necessário o número do seu título de eleitor. 
Na cédula de votação constam seis projetos. De acordo com a presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da Fronteira Noroeste, Vanice de Matos, os municípios com maior coeficiente de votação receberão mais recursos. 
O Conselho Municipal de Desenvolvimento de Três de Maio (Comude) pede que os eleitores de Três de Maio votem na demanda de número 2 - AGRICULTURA: Consolidar o APL Leite da Fronteira Noroeste. Conforme a vice-prefeita Eliane Fischer, caso o município consiga ficar entre os mais votados, os recursos serão utilizados na aquisição de equipamentos para fortalecer a produção de leite, considerada uma das principais atividades econômicas da região.
Vanice destaca a importância da participação popular: “Os municípios estão enfrentando muitas dificuldades e está é uma forma de conquistarmos mais recursos. Ano passado, a região participou com 14,6% de seu eleitorado. Oxalá ano que vem o Corede possa anunciar um valor bem mais expressivo graças a participação da população na consulta 2017.
Demandas da Fronteira Noroeste
1 - DESENVOLVIMENTO RURAL
Desenvolvimento da agroindústria
2 - AGRICULTURA
Consolidar o APL Leite da Fronteira Noroeste
3 - AGRICULTURA
Construir projeto de fomento a implantação do programa de uso, manejo e conservação do solo e da água.
4 - EDUCAÇÃO 
Formação continuada – uso de novas tecnologias na aprendizagem.
5 - SAÚDE 
Fortalecimento das ações da 14ª coordenadoria de saúde. Implantação de serviço de hemodinâmica no Hospital ABOSCO
6 - Habitação para famílias em situação de vulnerabilidade social.
 
Fonte: Reda