O ministro da Educação, Mendonça Filho, informou o deputado Darcísio Perondi que o Diário Oficial da União vai publicar, nesta quarta-feira (05), o novo edital com regras e condições para a implantação da faculdade de medicina em Ijuí, no Rio Grande do Sul. O novo edital deve beneficiar a Universidade Regional do Noroeste do Estado – Unijuí, que tem história e tradição na Região e ganha nova chance na disputa.
Pelas novas regras, serão valorizadas a estrutura física, como salas de aula, laboratórios, e a habilitação técnica e corpo docente. Perondi lembra que o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), que presta atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), também está comprometido com o projeto do curso de medicina da Unijuí.
A edição do edital passou a ser necessária depois da desistência do grupo Estácio de Sá, vencedor na primeira disputa. Segundo explicou Perondi, as novas regras não exigirão, por exemplo, que uma universidade comunitária, como a Unijuí, tenha ações em bolsas de valores. “A Fundação Getúlio Vargas, na avaliação da capacidade financeira que fez, tratou a Unijuí como se fosse uma grande empresa, como a Ford, Volks Wagen ou Gerdau, com ações em Bolsas de Valores. Foi uma grande injustiça com a instituição que havia vencido com folga a primeira etapa da disputa”, afirmou Perondi.