Um agente penitenciário foi flagrado, na manhã desta segunda-feira (29), com cerca de 5kg de maconha, celulares e bebidas em seu alojamento na Penitenciária Modulada de Osório, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O homem, que já tinha antecedentes policiais, está preso na Delegacia de Polícia da cidade e prestará depoimento durante a tarde de hoje.
De acordo com a investigação, o agente é suspeito de vender esses pertences aos apenados. A operação foi realizada pela Corregedoria Geral dos Serviços Penitenciários (Susepe), Polícia Civil e Brigada Militar.
Segundo o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (Dsep) da Susepe, Angelo Carneiro, o servidor já estava sendo monitorado há algum tempo.
Conforme o delegado responsável pelo caso, João Henrique Gomes de Almeida, ele vai responder por tráfico de drogas, facilitação da entrada de aparelhos celulares e corrupção passiva. O agente penitenciário era responsável por fiscalizar os presos, mas não era fiscalizado, tinha livre acesso à penitenciária, de acordo com o delegado.
"Vamos dar sequência às investigações para ver que profundidade era, se havia comercialização de drogas", afirma Almeida.
Post6ado por Paulo Marques