O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, participa nesta segunda-feira (8) às 14 horas, no Salão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini, de solenidade de assinatura de contratos de migração de rádios gaúchas do AM para o FM.
Conforme o presidente da Agert, Roberto Cervo Melão, a visita de Kassab ao Rio Grande do Sul faz parte da meta de finalizar ainda em 2017 a primeira etapa da migração do rádio AM para o FM.
"Estamos nessa luta já há alguns anos. Com muito empenho estamos avançando nessa importante etapa para a modernização do rádio", observou.
Das 1781 rádios AM de todo o país, quase 1500 solicitaram a migração do AM para o FM. Nesta primeira etapa, cerca de 960 emissoras poderão operar na faixa atual de FM, de 88 a 108 MHz.
A Rádio Colonial está neste primeiro lote de emissoras gaúchas que irão migrar para o FM. O diretor da emissora Bruno Rogério Dockhorn está em Porto Alegre para assinar o contrato.
As demais emissoras de rádio terão que esperar a conclusão do processo de digitalização da TV, que já está acontecendo, para que a faixa seja estendida de 76 até 108MHz, liberando espaço suficiente para todas as rádios.