Horário sem programação!

Agricultura

Produtores de soja estão colhendo em média 60 sacas por hectare

Produtores de soja estão colhendo em média 60 sacas por hectare
  • 27/03/2017 - 14:10
Os produtores de soja estão colhendo uma safra com rendimento bem acima do esperado em Três de Maio e região. Conforme a Emater, estão sendo colhidas, em média, 60 sacas (3,6 mil sacas) por hectare. A estimativa inicial era de 50 sacas (3 mil quilos). Segundo o levantamento da Emater, o avanço na colheita atinge 50% da área de 26 mil hectares plantada no município no atual ciclo.
O chefe do escritório municipal da Emater, Leonardo Rustick, atribui a safra cheia às condições climáticas favoráveis para o bom desenvolvimento das plantas e aos investimentos em tecnologia feitos pelos produtores. “Na época do plantio existia a previsão de o fenômeno La Niña reduzir os volumes de chuva e prejudicar a produtividade. Mas isso não se confirmou. Esse fator aliado ao desenvolvimento tecnológico, os produtores estão alcançando índices satisfatórios de produtividade”, comemora o técnico agrícola, lembrando que a média dos últimos 15 anos no município é de 35 sacas (2,1 mil quilos) por hectare.
O Rio Grande do Sul deve colher em 2017, 16,8 milhões de toneladas de soja, 3% a mais que em 2016. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção nacional de soja ficará em torno de 107,61 milhões de toneladas. O Brasil é o segundo maior produtor, atrás somente dos Estados Unidos, que produz 336,62 milhões de toneladas, conforme dados do Departamento de Agricultura Americano.
A supersafra de grãos, no entanto, não vai garantir renda para o produtor. Levantamento da assessoria econômica da Federação da Agricultura do Estado (Farsul) mostra que o aumento dos custos de produção e a queda dos preços das commodities fizeram a rentabilidade encolher. A margem é calculada a partir da diferença entre receita e custo operacional.
 
Fonte: Reda