Será realizada neste domingo (26) a eleição das cinco conselheiras tutelares em São José do Inhacorá. Para votar é preciso ter domicílio eleitoral no município e levar o título de eleitor e documento oficial com foto em sua respectiva sessão eleitoral. Oito candidatas disputam as vagas. A função de conselheiro tutelar é de dedicação exclusiva. Portanto, o conselheiro não pode acumular funções.
Na cidade (Escola Estadual Madre Madalena) a votação inicia às 8h e encerra às 16h. No interior do município (Escola Municipal de Educação Infantil Rui Barbosa de Santo Antônio do Inhacorá, Prédio da antiga escola de Ponte Alta e Unidade Básica de Saúde de Mato Queimado) das 8h às 15h.
O conselheiro tutelar tem como função garantir o direito da criança e do adolescente, orientar pais ou responsáveis, promover a execução de suas decisões, encaminhar infrações administrativas ou penais ao Ministério Público, providenciar as medidas protetivas cabíveis aos casos atendidos quando necessário, requisitar certidões quando necessário, promover e incentivar, na comunidade e nos grupos profissionais, ações de divulgação e treinamento para o reconhecimento de sintomas de maus-tratos em crianças e adolescentes e representar ao Ministério Público para efeito das ações de perda ou suspensão do poder familiar, após esgotadas as possibilidades de manutenção da criança ou do adolescente junto à família natural.
Confira o número e nomes das candidatas
01 - Claudete Inês Heckler
02 - Ana Cristina Ludwig
03 - Fernanda Hanauer
04 - Jordana Danusa Berndt
05 - Tatiane Adriane Pertile
06 - Carine Luciane Reis
07 - Selinda Conceição de Mattos
08 - Arlete Reidel da Silva Schwan
Locais de Votação:
Seções 22, 23, 34, 150 e 154 - Escola Estadual Madre Madalena
Seções 25, 55 e 138 - Escola Municipal Rui Barbosa de Santo Antônio do Inhacorá
Seção 137 - Prédio da antiga escola de Ponte Alta
Seção 136 – Unidade Básica de Saúde de Mato Queimado
Foto: Reprodução Internet