O aeroporto de Santo Ângelo recebeu na semana passada a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar com aeronaves de maior porte. A Portaria com a certificação foi publicada na edição dessa quinta-feira (16) do Diário Oficial da União. Com isso, a empresa aérea Azul já está autorizada a voar de Porto Alegre para a capital missioneira.
A certificação foi publicada depois que a ANAC recebeu os relatórios das obras de ampliação do aeroporto, finalizadas no último dia 17 de fevereiro. Segundo o deputado federal Darcísio Perondi, que é vice-líder do Governo na Câmara, a expectativa é que o aeroporto de Santo Ângelo comece a operar voos comerciais da Azul até o fim do mês de abril. A companhia aérea, inclusive, já instalou guichê no aeroporto. “Estou feliz, pois Santo Ângelo e todo o Noroeste do Estado voltam a estar ligados com o mundo”, afirmou Perondi.
A empresa Azul só opera com aeronaves com capacidade superior a 60 passageiros. Com a certificação recebida, o aeroporto de Santo Ângelo mudou de 2C para 3C e teve que receber uma pista com resistência de carga maior. O aeroporto também ganhou um novo centro de controle, estação de passageiros climatizada e mobiliada com 1.210 m², seção anti-incêndio, pátio de estacionamento de aeronaves com 25.636 m² e pista com 1.670 metros de extensão por 30 metros de largura, de padrão internacional.
Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santo Ângelo