Ouça agora

FOGO DE CHÃO

com JEFERSON PERCOSKI

Geral

Famosa pela neve, São Joaquim registra 32,4ºC nesta segunda (20)

Famosa pela neve, São Joaquim registra 32,4ºC nesta segunda (20)
Termômetros de rua marcaram 32°C na tarde desta segunda (20) em São Joaquim (Foto: Wagner Urbano/OnJack)
  • 21/02/2017 - 08:54
Famosa nacionalmente pelos dias gelados de inverno, São Joaquim, na Serra catarinense, registrou 32,4ºC na tarde desta segunda-feira (20), informou a Central RBS de Meteorologia. A temperatura foi identificada na estação meteorológica bairro Santa Isabel. Em 2017, o município não havia registrado temperatura tão elevada, informou a Epagri/Ciram.
Segundo o órgão, esse calor é atípico para a cidade. "Essa temperatura chega por uma massa de ar quente e seco, com pouca nebulosidade na região", disse o meteorologista Clóvis Correa. A estação que registrou esta temperatura tem altitude de 1.037 metros.
Entretanto, não é possível afirmar que essa é a temperatura mais alta já registrada na cidade. A estação onde houve a medição está em funcionamento há poucos anos.
Na principal estação meteorologica da cidade, na região central do município e com altitude mais baixa, os termômetros marcaram 29,2ºC nesta segunda. Essa possui histórico de mais de 50 anos de medições de temperatura. A mais alta ali registrada foi em 25 de fevereiro de 1973, com 30,1°C.
Conforme a Epagri, a média de temperatura dos últimos dois anos para a cidade em fevereiro é de 27,6ºC. Já em janeiro, ficou em 27,5ºC.
São Joaquim é conhecida pela neve. Em 2016, houve registros do fenômeno em abril, em junho, em julho e até mesmo agosto.
Outras temperatura altas no estado
De acordo com a Epagri/Ciram, outras cidades da Serra também tiveram altas temperaturas nesta segunda, como Lages com 31ºC e Urupema com 29ºC.
Outras regiões também tiveram altas temperaturas, como 36,5°C em Caibi, no Oeste catarinense, 34,5°C em Blumenau, no Vale do Itajaí, e 32,3°C em  Florianópolis, informou a Central RBS de Meteorologia.
Ainda de acordo com a Central RBS, a massa de ar quente deve manter esse calor nos próximos dias em Santa Catarina.
Todo esse calor ajuda a formar nuvens carregadas, que isoladamente podem causar chuva um pouco mais forte entre o turno da tarde e a noite.
Postado por Paulo Marques
Fonte: G1