A mobilização encabeçada pela Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa (Acisap) com o objetivo de reivindicar a retomada das obras de melhorias no aeroporto regional em Santa Rosa, tem dado resultado. Nesta segunda-feira (06), pela primeira vez, a entidade teve a formalização de um órgão governamental de que Santa Rosa foi novamente incluída na rede de aeroportos do Programa de Aviação Regional do Governo Federal, e está apta a retomar os processos de licenciamento ambiental e elaboração do projeto executivo.
Em 2012, o Programa contemplava cerca de 200 aeroportos brasileiros e Santa Rosa estava entre eles. No ano passado, o Governo reduziu para 53, excluindo a cidade da lista de prioritários. Foi aí que a mobilização política encabeçada pelas entidades locais, coordenadas pela Acisap, ganhou força. Agora um e-mail enviado por Márcio Maffili, Coordenador Geral de Planejamento do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA), à Acisap garante que Santa Rosa está novamente na lista de cidades prioritárias para obras da Secretaria Nacional da Aviação Civil.
A presidente da Acisap, Cicília Liberali, lembra que isto é resultado de uma mobilização social e política. “Agora nosso projeto está apto a seguir com os trâmites oficiais para receber recursos federais. Ele deve retornar ao Departamento Aeroportuário do Estado (DAP) e na sequência será encaminhado à Fepam na busca do licenciamento ambiental. Estando aprovado deve seguir com o projeto executivo”, revela.
Maffili revela que no aeroporto de Santa Rosa já foram realizados o Estudo de Viabilidade Técnica, Levantamento Topográfico, Estudo Preliminar e Estudos Ambientais. O processo de licenciamento será retomado em março. Após o licenciamento ambiental, deverá ser feita a licitação para definir qual empresa fará o projeto executivo do aeroporto.