Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT - CORRESPONDENTE YPIRANGA

com REDE GAÚCHA SAT

Ouça agora

ESTAÇÃO 94,7

com JEFERSON PERCOSKI

Geral

Entrega dos carnês do IPTU deve iniciar nesta semana

Entrega dos carnês do IPTU deve iniciar nesta semana
  • 02/02/2017 - 07:48
Os carnês para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, devem começar a ser entregues aos contribuintes ainda nesta semana em Três de Maio, a entrega será realizada pela empresa de Correios. No pagamento do IPTU, além do próprio Imposto, já estão somadas as taxas de recolhimento de lixo, taxa da emissão dos carnês e taxa dos Bombeiros.
De acordo com informações da Secretaria Municipal da Fazenda, a previsão de arrecadação em 2017 através do Imposto, é de R$ 3,3 milhões, com a soma das taxas citadas, o valor chega a R$ 6 milhões. 
Neste ano, foram emitidos 10.163 carnês. Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, a principal dificuldade na entrega será nos endereços que não estão no sistema do município por se tratarem por exemplo de novos loteamentos, para esses casos, a entrega não será via correio e sim, realizada pela própria prefeitura.
O valor do IPTU sofreu um reajuste de 6,5%, apenas seguindo a taxa de inflação, de acordo com o INPC, que é o instituto que indica as variações de preços do mercado, responsável pelo cálculo inflacionário.
Os contribuintes poderão aproveitar descontos de até 10% se optarem pelo pagamento em cota única, segundo o secretário Rudi Weber, quem efetuar o pagamento até o dia 16 de março recebe o desconto máximo, seguindo de 6% para quem pagar até 20 de abril e 3% de desconto para quem decidir pagar até 16 de maio de 2017. Para quem optar pelo pagamento em cota única, ele só poderá ser realizado até o dia 20 de junho, porém à partir de 16 de maio já não é concedido desconto.
Para quem deseja realizar o pagamento parcelado, poderá seguir um cronograma de cinco parcelas, na qual as datas de vencimento são: 16 de março, 16 de maio, 18 de julho, 19 de setembro e 16 de novembro, quem optar pelo pagamento parcelado não tem direito a descontos.
 
Fonte: Assessoria de Comunica