Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Esportes

Botafogo supera expulsão relâmpago e conquista Libertadores inédita

Botafogo supera expulsão relâmpago e conquista Libertadores inédita
Vítor Silva/Botafogo de Futebol e Regatas
  • 01/12/2024 - 09:33

O Botafogo conquistou neste sábado (30/11) pela primeira vez a Libertadores. No Monumental de Nuñes, o time carioca derrotou o Atlético-MG por 3 a 1.

Os gols da conquista emocionante foram marcados por Luiz Henrique, Alex Telles e Júnior Santos. Vargas descontou para os mineiros. O time carioca atuou com um jogador a menos desde os 30 segundos, após a expulsão de Gregore.

Com o título, o Botafogo se credenciou a duas competições da Federação Internacional de Futebol (Fifa). A primeira é a Copa Intercontinental, que substitui, no calendário, o Mundial de Clubes. No dia 11 de dezembro, em Doha, no Catar, o Glorioso encara o Pachuca, do México, vencedor da Concacaf (entidade responsável pela modalidade no Caribe e nas Américas do Norte e Central). Quem passar, pega na semifinal o Al-Ahly, do Egito, campeão africano. A final será contra o Real Madrid, da Espanha, ganhador da Liga dos Campeões da Europa.

Já entre 15 de junho e 13 de julho, o desafio será o novo Mundial da Fifa, nos Estados Unidos. O torneio reunirá 32 clubes, sendo seis da América do Sul. Quatro deles são os brasileiros campeões das últimas edições da Libertadores. Além do Botafogo, estarão Palmeiras (2021), Flamengo (2022) e Fluminense (2023). Os argentinos Boca Juniors e River Plate completam os representantes sul-americanos.

O Atlético-MG, por sua vez, voltou a ser derrotado em uma final de 2024, após perder a Copa do Brasil para o Flamengo. Sem vencer há 11 partidas, sendo sete pelo Brasileirão, o Galo caiu na tabela do campeonato nacional e aparece na décima posição, com 44 pontos, a três do Bahia, oitavo colocado e que, com o título do Botafogo, passou a herdar uma vaga na fase preliminar da próxima Libertadores. Resta aos mineiros correr atrás de uma nova chance para tentar o bi em 2025.