Horário sem programação!

Clima

Defesa Civil acompanha eventos meteorológicos intensos no RS

Defesa Civil acompanha eventos meteorológicos intensos no RS
Foto: Reprodução/Palácio Piratini
  • 17/05/2022 - 13:02

A Defesa Civil do RS informou que monitorando os fenômenos meteorológicos que atingem a Região Sul do país, com a previsão da passagem de uma tempestade subtropical, com rajadas intensas de vento, frio e agitação do mar, e fazendo um trabalho preventivo para orientar como as pessoas devem proceder nestas situações.

"A Defesa Civil está em alerta total, juntamente com todas as nossas coordenadorias regionais do interior, e levando informação à população", disse o coordenador estadual, coronel Júlio César Rocha Lopes.

O governador Ranolfo Viera Júnior reforçou que os órgãos e repartições responsáveis pelo controle de fenômenos meteorólogicos estão fazendo o acompanhamento constante da situação.

"A Defesa Civil do Estado está permanentemente monitorando esta situação e qualquer questão que se agrave imediatamente nós comunicaremos à sociedade gaúcha", afirmou o governador em vídeo divulgado na noite desta segunda (16/05).

O coronel Rocha Lopes orienta a população a não se abrigar embaixo de árvores e postes. Também lembra a necessidade de cuidar dos animais domésticos que ficam na rua. E ainda a importância de proteger as pessoas que estão em situação de vulnerabiliade social indicando que procurem as prefeituras e as defesas civis do Estado para se abrigarem.

Em Brasília o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do MDR, Armin Braun, alertou para os cuidados que a população precisa ter e as medidas a serem tomadas para que o impacto dos ventos e das chuvas seja menor.

“Rajadas de vento de 100 quilômetros por hora podem causar destelhamento de estruturas mais precárias, queda de árvores e de postes e, com isso, pode ocorrer interrupção do fornecimento de energia. As pessoas devem evitar sair de casa durante tempestades, buscar locais mais protegidos”, destaca Braun.

“Também é importante desligar a energia da tomada, fechar a saída de gás do botijão. Pequenas ações são importantes na busca da autoproteção e da proteção comunitária. Em caso de emergência, a própria Defesa Civil pode ser acionada no telefone 199 e os bombeiros no 193”, acrescenta.

Fonte: Redação